O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (19/1) que respeitará a autonomia universitária e que “não vai escolher reitores que gosta”. A declaração ocorreu após reunião com 106 reitores e vice-reitores de universidades e institutos federais no Palácio do Planalto.
“Não pensem que o Lula vai escolher o reitor que ele gosta. Quem tem que gostar de reitor são os profissionais da universidade, os estudantes, a comunidade universitária”, apontou. Lula ressaltou ainda que fará reuniões anuais com os reitores para recebimento de demandas.
“Nós vamos fazer reunião anual, todo ano a gente vai ter uma reunião para vocês cobrarem, dizer se está faltando alguma coisa, de forma civilizada, porque a democracia é isso, a gente conviver na diversidade da forma mais democrática possível.”
- Lula se reúne com reitores: "Saindo das trevas para voltar à luminosidade"
- Lula chora, chama Bolsonaro de "o coisa" e cita ódio por negação da política
- Camilo Santana diz estar "impressionado com desmonte na educação pública"
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!