O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), confirmou nesta terça-feira (17/1) que a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi prorrogada e que os compromissos vão começar pelo Rio de Janeiro, na primeira semana do próximo mês. No estado fluminense, a entrega de obra será na área da saúde, junto à Prefeitura da cidade.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSB-RJ), é aliado de Lula. No último fim de semana, Costa declinou de uma entrega previamente organizada para a próxima sexta-feira (20) do Minha Casa, Minha Vida, na Bahia, que simbolizaria a retomada do programa. Na gestão de Jair Bolsonaro (PL), a iniciativa passou a se chamar Casa Verde Amarela — a alteração de nome foi criticada largamente por Lula na campanha das Eleições 2022.
Para o estado do Nordeste — onde a reinauguração ainda vai representar a consolidação do retorno do Minha Casa, Minha Vida, em outra cidade que não Feira de Santana —, a viagem será também na primeira semana de fevereiro, disse o ministro. A data não foi anunciada.
Na sequência, ainda na primeira semana do próximo mês, Lula vai visitar o Pará, no Norte, para entregar obras de saneamento básico. Rui Costa conversou com a imprensa na tarde desta terça-feira, ao deixar o Ministério da Defesa, onde se reuniu com o ministro José Múcio, e os comandantes das Forças Armadas.
Costa argumentou que haverá, além de entregas de obras, o anúncio de intervenções com recursos federais em estados, bem como a continuidade de construções paradas e abandonadas, razão pela qual, conforme o ministro, a agenda da Bahia foi cancelada.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.