A Câmara dos Deputados divulgou, nesta terça-feira (17/1), imagens inéditas dos atos de vandalismos às sedes dos Três Poderes, em Brasília, ocorridos no último dia 8 de janeiro.
Nas imagens de câmeras de segurança, é possível ver o grupo de bolsonaristas radicais avançando pela Esplanada dos Ministérios, rompendo as barreiras da Polícia Militar e chegando ao gramado e à rampa do Congresso Nacional.
- Suspeita de organizar e financiar atos golpistas se entrega à polícia
- Atos golpistas são o ápice de um movimento exibicionista, diz professor
- Vídeo identifica homem que destruiu relógio de Dom João VI no Planalto
Os registros mostram, em meio a uma nuvem de fumaça, os esforços dos policiais legislativos para conter o avanço dos bolsonaristas já do lado de dentro do prédio. Os golpistas podem ser vistos atacando com sinalizadores, porretes e estilingues com bola de aço.
Saiba Mais
Um dos invasores é flagrado quebrando a porta da liderança do PT com um extintor de incêndio e fugindo em seguida. Outro golpista coloca fogo em uma instalação do sistema de informática da Câmara, mas as chamas são controladas por bombeiros antes de se alastrarem.
No Salão Verde, uma mulher arranca as torres da Câmara e do Senado da maquete tátil do Congresso e em seguida um grupo de homens derruba e quebra a mesa que sustenta a maquete.
No final das imagens, a polícia legislativa conduz golpistas presos por um corredor, já perto da meia-noite de domingo.
Assista:
O presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP - AL), garantiu, nesta segunda-feira (16/1), que todos que estiveram envolvidos no ato golpista serão responsabilizados, incluindo os parlamentares que minimizarem ou negarem a gravidade das ações terroristas contra a democracia.
"Todos, todos que tiverem responsabilidade vão responder. Inclusive parlamentares que andam difamando e mentindo com vídeos dizendo que praticamente houve inverdades nas agressões que a Câmara dos Deputados sofreu no seu prédio. Então, esses deputados serão chamados à responsabilidade, porque todos viram, as cenas são terríveis, violentas, gravíssimas", disse Lira.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.