Líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca, do Maranhão, trabalha para conseguir chegar a 171 assinaturas de seus colegas, com o objetivo de criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso das Lojas Americanas, que na primeira quinzena deste mês anunciou uma dívida de cerca de R$ 20 bilhões.
O documento, no entanto, se atingir o total necessário para ser protocolado, só pode ser apresentado a partir do dia 2 do próximo mês, a fim de que fique protegido regimentalmente para tramitar na Casa. Se for vinculado ao sistema antes da próxima legislatura, que se inicia dia 1º de fevereiro, a CPI perde seu efeito.
Na solicitação, o parlamentar pede que a comissão, caso seja criada, seja composta por 27 membros titulares e igual número de suplentes, “para investigar, no prazo de até 120 dias, as inconsistências da ordem de R$ 20 bilhões detectadas em lançamentos contábeis da empresa Americanas S.A realizados no exercício de 2022 e em exercícios anteriores”.
- Ibovespa recua em nova queda extrema de ações das Americanas
- Recuperação judicial é alternativa mais provável para Americanas, diz XP
André Fufuca aponta que o anúncio da dívida bilionária ensejou os “pedidos de demissão dos recém-empossados presidente Sérgio Rial e do diretor de Relações com Investidores, André Covre, que estavam há apenas nove dias nos cargos” e faz ponderações acerca de danos a acionistas.
“O episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil e é do interesse público assegurar que os investidores possam ter absoluta certeza de que a economia popular não será nunca prejudicada por qualquer tipo de fraude, erros ou acobertamentos de rombos em balanços, sem que o poder público investigue e exponha tudo o que acontece em casos desse tipo”.
O Correio entrou em contato com o deputado federal, questionando o número de assinaturas do documento até as 15h30 desta segunda-feira (16/01), em quais partidos estariam concentradas as rubricas e para ter certeza de que o parlamentar só vai protocolar o requerimento após o dia 2 do próximo mês, mas até o fechamento deste conteúdo não obteve retorno.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.