Jornal Correio Braziliense

BOLSONARO NOS EUA

Bolsonaro deverá solicitar outro visto, caso queira ficar mais nos EUA

"Se um indivíduo não tem motivo para estar nos Estados Unidos, ele está sujeito a remoção pelo Departamento de Segurança Interna", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano

O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse, nesta segunda-feira (9/1), que pessoas que entram no país com visto oficial e perdem esse status devem solicitar outra categoria do documento se quiserem continuar em solo americano. 

Embora o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, não tenha se referido ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), a associação com o então candidato derrotado nas eleições de 2022 é clara. Bolsonaro foi aos EUA quando ainda era chefe do Executivo, no dia 28 de dezembro, mas perdeu a posição em 1º de janeiro deste ano, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a liderança do Brasil. 

Duração do visto "A"

Além da invalidação do visto do ex-presidente Bolsonaro, a categoria do documento utilizado por ele tem um prazo de validade de apenas um mês. Logo, o indivíduo deve solicitar outro status de migração, caso queira ficar mais de 30 dias. 

“Se um indivíduo não tem motivo para estar nos Estados Unidos, ele está sujeito a remoção pelo Departamento de Segurança Interna”, disse Price. 

Modelos de visto norte-americano

Ser oficial de estado ou diplomata e, portanto, conseguir a emissão do visto na categoria "A" é apenas uma das variadas formas de entrar legalmente nos Estados Unidos. De acordo com a embaixada norte-americana no Brasil, há mais de 20 modelos de documentos para viajantes que não desejam migrar para o país. 

O mais comum, sobretudo entre brasileiros, é o visto da categorias de viagem a turismo, férias ou para fazer tratamento médico. Segundo a representação dos EUA no Brasil, essa forma de documento é representada pela sigla "B1/B2". 

Outro modelo de visto é o registro direcionado às pessoas que desejam estudar em instituições de ensino norte-americana. Nesse caso, os vistos relacionados são os "F-1, M-1; F-2, M-2". Já os professores, pesquisadores e médicos se encaixam na condição "J-1, J-2".   

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

border="0" B1/B2