O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou o envio de policiais de diversos Estados para atuarem contra possíveis novos atos de extremistas no Distrito Federal. Esta autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na manhã desta terça-feira (10/1).
A portaria autoriza a mobilização de policiais militares dos Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Sul para emprego na Força Nacional no Distrito Federal. Essa foi uma das formas do governo de responder aos ataques sofridos no último domingo (8/1).
O Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça. O efetivo disponibilizado por esses Estados irá atuar para “pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública em Brasília, Distrito Federal, até o dia 31 de janeiro de 2023”.
Segundo informações divulgadas na segunda-feira (9/1), ao menos 455 policiais militares foram disponibilizados para atuar contra possíveis novas manifestações de extremistas na capital.
Dino disse ainda que a Polícia Federal abrirá três inquéritos para apurar os atos de vandalismo e procurará punir os terroristas responsáveis pela destruição. Cada inquérito vai investigar as circunstâncias e a responsabilização sobre a invasão dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.