O prefeito de Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira (PDT) participou do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os chefes dos Executivos dos 26 estados e do Distrito Federal.
Segundo Edvaldo, trata-se de um “momento importante de reafirmação da democracia, mas, ao mesmo tempo, temos que tirar lições importantes desse episódio lamentável que aconteceu na capital federal”, enfatizou ele, ao destacar que a “democracia foi construída em nosso país com muito suor, muito sangue e muitas lágrimas”.
Em nome da Frente Nacional de Prefeitos, apresentou documento de repúdio assinado por cerca de 80 prefeitos de grandes e médias cidades. Nogueira também ressaltou as perdas culturais, ao se referir aos bens inestimáveis destruídos pelos criminosos. “Atacou-se também uma base importante da nossa civilização que é a cultura. O Brasil precisa se reencontrar com ele mesmo. Nós somos um único povo”, completou.
Ao término do encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou os 27 governadores, vices ou representantes dos estados e do Distrito Federal, assim como a presidente do STF, Rosa Weber, o procurador-geral da República, Augusto Aras, e Edvaldo Nogueira, da Frente Nacional de Prefeitos, a atravessarem a Praça dos Três Poderes a pé e, em um gesto de solidariedade, visitarem a sede do Supremo Tribunal Federal.