O Ministério das Relações Exteriores agradeceu, nesta segunda-feira (9/1), o apoio de líderes internacionais contra o ataque terrorista perpetrado por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes no domingo (8/1), em Brasília.
"O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem", disse o Itamaraty em nota. A sede dos ministérios esteve entre os prédios públicos depredados pelos terroristas.
O texto ressalta que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou com a presença de 60 delegações internacionais de alto nível, e "representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras". O ministério afirmou ainda que o repúdio à tentativa golpista tem sido "unânime" na comunidade internacional.
"A China acompanha de perto e se opõe firmemente ao ataque violento contra as autoridades federais no Brasil em 8 de janeiro", afirmou o porta-voz do país Wang Wenbin. "Acreditamos que, sob a liderança do presidente Lula, o Brasil manterá a estabilidade nacional e a harmonia social" completou. Países da União Europeia, os Estados Unidos, a França, entre outras nações, também expressaram apoio ao presidente Lula e contra os atos terroristas.
"O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos", disse o Itamaraty.
Confira a nota do Itamaraty na íntegra:
O Ministério das Relações Exteriores agradece e registra as inúmeras manifestações de apoio e solidariedade da comunidade internacional, pelos mais diversos canais, diante da violência golpista registrada no dia de ontem (8/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma festa democrática que contou com a presença expressiva de mais de 60 delegações internacionais de alto nível, representou um reconhecimento à solidez das instituições democráticas brasileiras. No mesmo sentido, desde ontem tem sido unânime e contundente o repúdio de países e organismos internacionais aos atos de terrorismo e vandalismo que chocaram o Brasil e o mundo.
O Estado brasileiro e suas instituições democráticas saberão, mais uma vez, dar respostas à altura da gravidade dos crimes cometidos. O Governo brasileiro e o Itamaraty seguirão, com determinação, defendendo e atuando de acordo com os preceitos da Constituição de 1988, sob a qual o País registra o mais longo período de convivência democrática em sua história republicana.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!