Jornal Correio Braziliense

Terrorismo em Brasília

Bolsonaristas presos em acampamento são levados à Academia Nacional da PF

Triagem será feita num espaço que comporte melhor os cerca de 1,3 mil detidos

A Polícia Federal (PF) se prepara para levar os cerca de 1,3 mil detidos no acampamento bolsonarista em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, para a Academia Nacional da PF. A razão seria a melhor acomodação para a triagem dos presos, como informou uma fonte da corporação ao Correio.

No fim da manhã desta segunda (9/1), três vans e um ônibus saíram do complexo da Polícia Civil do Distrito Federal em direção ao complexo da PF, onde a triagem dos detidos estava acontecendo.

A desocupação do acampamento foi efetuada após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. No último domingo (8), terroristas invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o STF, deixando um rastro de destruição. Foram presos, ainda ontem, 300 pessoas envolvidas nos atos.

“Determino a desocupação e dissolução total, em 24 (vinte e quatro) horas, dos acampamentos realizados nas imediações dos Quartéis Generais e outras unidades militares para a prática de atos antidemocráticos e prisão em flagrante de seus participantes pela prática dos crimes previstos nos artigos 2ª, 3º, 5º e 6º (atos terroristas, inclusive preparatórios) da Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016 e nos artigos 288 (associação criminosa), 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) e 359-M (golpe de Estado), 147 (ameaça), 147-A, § 1º, III (perseguição), 286 (incitação ao crime)”, diz a decisão. 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui