Os ataques promovidos em Brasília neste domingo (8/1) por radicais bolsonaristas deixaram rastros de destruição nas sedes dos Três Poderes da República. Imagens feitas na manhã desta segunda-feira (9/1), pela divulgação do Supremo Tribunal Federal (STF), mostram a Corte em completa destruição.
Os atos de cunho golpista foram controlados pelas forças de segurança cerca de três horas e meia após o início. Cerca de 300 suspeitos foram presos em flagrante, segundo a Polícia Civil. Em meio aos questionamentos sobre a atuação do governo Ibaneis Rocha (MDB) frente aos atos golpistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança do DF.
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador de Brasília durante 90 dias. Também foi determinado o encerramento, em no máximo 24 horas, dos acampamentos antidemocráticos no entorno de quartéis em todo o país.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!