Jornal Correio Braziliense

Rio de Janeiro

Cláudio Castro diz estar 'conversando' para cumprir decisão de Moraes

Ministro do STF ordenou que acampamentos bolsonaristas em quartéis de todo o país sejam desmontados. No DF, a operação já começou

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), diz estar "conversando" para cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordena que as polícias militares dos estados e do Distrito Federal (DF) têm 24 horas para desfazer os acampamentos bolsonaristas em frente a quartéis das Forças Armadas.

“Estamos falando com o Comando Militar do Leste (CML) desde ontem [domingo, 8]. Há uma recomendação do Ministério Público Federal neste sentido também. Mas aqui no Rio é diferente, pois eles não estão em uma via pública, mas em um espaço dentro do CML. Então estamos conversando para que a decisão seja cumprida”, afirmou Castro, nesta segunda-feira (9/1), em entrevista o programa da TV Globo Bom dia Rio.

No Rio, os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão acampados na Praça Duque de Caxias, em frente à sede do Comando Militar do Leste. A área fica na Avenida Presidente Vargas, a mais movimentada do Centro — e a alguns metros da Central do Brasil, terminal dos trens de passageiros do Grande Rio, e do comércio popular da Saara.

Enquanto Castro relatava conversas no sentido de cumprir a decisão de Moraes, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), comunicou, também na manhã segunda, que o ninho bolsonarista montado no centro carioca será desfeito até a noite.    

Acampamentos em Brasília

Na capital federal, cidade onde foram registradas cenas de terrorismo no domingo (8/1), o acampamento de bolsonaristas vem sendo desmontado pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em parceria com a Força Nacional. 

A participação de agentes federais na operação ocorre porque, desde a noite de domingo, a segurança do DF é controlada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, nomeado interventor pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. 

Segundo Dino, a decisão de federalizar a segurança da capital federal ocorreu por causa do descontrole das forças do DF em normalizar a ordem pública. 

Reprodução/Redes Sociais - Os bolsonaristas conseguiram entrar dentro do prédio do Senado Federal


Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.


Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB D.A. Press - Forças de segurança seguem analisando imagens e recebendo denúncias para identificar bolsonaristas
Ed Alves/CB D.A. Press - Nesta etapa, serão analisados os casos de 100 suspeitos
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto

Ibaneis afastado

Diante do fato de a PMDF perder o controle da manifestação bolsonarista e, com isso, permitir que criminosos vandalizassem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. 

Na decisão, publicada na madrugada desta segunda por Moraes, o magistrado cita o que chamou de descaso e omissão por parte de Ibaneis Rocha e do então secretário de Segurança do DF Anderson Torres - exonerado na tarde de domingo, durante os ataques criminosos de terroristas bolsonaristas.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!