Jornal Correio Braziliense

atos terroristas

Biden condena ataques em Brasília e declara apoio as instituições democráticas

Presidente dos Estados Unidos manifesta apoio a Lula e às instituições democráticas no Brasil

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, foi ao Twitter para condenar o “atentado à democracia” promovido por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), neste domingo (8). Os radicais invadiram e causaram severa destruição nas sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O grupo extremista se organiza desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais do ano passado. Desde as eleições de 2018, Bolsonaro ataca o processo eleitoral brasileiro, o que tem influência sobre o eleitorado, que passou também a desconfiar da segurança das urnas, mesmo sem provas ou indícios de falhas ou fraude no sistema.

Biden também sofreu tentativa de golpe nos Estados Unidos. Nas eleições de 2020, o ex-presidente americano, Donald Trump — líder de extrema direita e aliado de Bolsonaro —, também atacou o processo eleitoral e democrático do país. Em 6 de janeiro de 2021, no dia da diplomação de Biden como presidente da República dos Estados Unidos, radicais trumpistas também invadiram o Capitólio, a sede do Congresso americano, para tentar impedir que o Democrata assumisse a presidência.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!