Jornal Correio Braziliense

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Rosa Weber diz que STF não vai se intimidar com atos terroristas em Brasília

Presidente da Suprema Corte lamentou o episódio violento e disse que a Justiça irá punir os responsáveis pelos atos

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, disse que a Corte não vai se intimidar com os ataques terroristas dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que não aceitam o resultado das eleições. Por meio de nota, a magistrada afirmou que vai identificar e punir os envolvidos nos episódios violentos e antidemocráticos registrados em Brasília neste domingo (8/1).

"O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído", destacou. “A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao estado democrático de direito”, acrescentou a ministra.

Reprodução/Redes Sociais - Os bolsonaristas conseguiram entrar dentro do prédio do Senado Federal


Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.


Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB D.A. Press - Forças de segurança seguem analisando imagens e recebendo denúncias para identificar bolsonaristas
Ed Alves/CB D.A. Press - Nesta etapa, serão analisados os casos de 100 suspeitos
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto

Weber disse que entrou em contato com autoridades de segurança pública do DF durante esta tarde, além do Ministério da Justiça. Ela apontou a destruição dos prédios públicos e monumentos da capital, como o prédio do Supremo, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Foi severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas", ressaltou. “Lamentavelmente, o mesmo ocorreu no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. As sedes dos três poderes foram vilipendiadas", lamentou.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!