Jornal Correio Braziliense

TERRORISMO EM BRASÍLIA

Ministério da Gestão condena atos criminosos em Brasília

Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos lamenta o ocorrido e avisa que vai buscar ressarcimento dos prejuízos junto aos responsáveis

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em nota oficial, lamentou os atos antidemocráticos ocorridos, neste domingo (8/1), em Brasília. Um grupo descontrolado de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado democraticamente nas urnas em 30 de outubro, invadiu os prédios dos Três Poderes que foram invadidos e destruídos com sem muita resistência dos policiais militares do Distrito Federal.

Na nota, a pasta comandada pela economista Esther Dweck informou que "fará um levantamento dos danos do patrimônio público para para buscar ressarcimento junto aos responsáveis".  

"Os prédios públicos são patrimônio de toda a população. Atos criminosos de depredação atingem toda a sociedade e não serão tolerados", acrescentou a nota.

Reprodução/Redes Sociais - Os bolsonaristas conseguiram entrar dentro do prédio do Senado Federal


Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Sul, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.


Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB D.A. Press - Forças de segurança seguem analisando imagens e recebendo denúncias para identificar bolsonaristas
Ed Alves/CB D.A. Press - Nesta etapa, serão analisados os casos de 100 suspeitos
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto

Em pronunciamento feito em Araraquara (SP), onde foi visitar as vítimas das enchentes dos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou os baderneiros de vândalos e fascistas. O chefe do Executivo assinuou um decreto com intervenção federal do Distrito Federal até o dia 31 deste mês. Além disso, criticou a conivência dos PMs em relação aos terroristas. Há inúmeras imagens nas redes sociais de policiais tirando selfies com os criminosos.