Jornal Correio Braziliense

Atos antidemocráticos

Presidente do TCU condena atos antidemocráticos

Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, foi às redes sociais condenar a depredação do patrimônio público durante as invasões de prédios públicos promovidas por manifestantes extremistas, neste domingo (8/01).

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, foi às redes sociais condenar a depredação do patrimônio público durante as invasões das sedes dos três Poderes promovidas por manifestantes extremistas, neste domingo (8/01). 

No Twitter, Dantas disse que são inaceitáveis os acontecimentos de hoje:

Mais cedo, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que tomou providências e requisitou à Procuradoria da República no Distrito Federal (PRDF) a imediata abertura de procedimento investigatório criminal visando a responsabilização dos envolvidos nos atos antidemocráticos.

Reprodução/Redes Sociais - Os bolsonaristas conseguiram entrar dentro do prédio do Senado Federal


Os manifestantes saíram do acampamento em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano, por volta de 13h30, em direção à Esplanada, com cartazes de: “Forças Armadas, cumpra seu julgamento” e “Para libertar o Brasil do comunismo”. Apesar de não terem sido cadastrados junto à Secretaria de Segurança Pública, a pasta garantiu que os atos públicos seriam monitorados de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos.


Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB/D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem a Esplanada
Ed Alves/CB D.A. Press - Forças de segurança seguem analisando imagens e recebendo denúncias para identificar bolsonaristas
Ed Alves/CB D.A. Press - Nesta etapa, serão analisados os casos de 100 suspeitos
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto
Ed Alves/CB D.A. Press - Terroristas bolsonaristas invadem o Palácio do Planalto

O grupo furou o bloqueio na Esplanada dos Ministérios, que estava fechada deste sábado (7/1), devido aos atos bolsonaristas programados para este domingo. As manifestações foram organizadas nos últimos dias por meio de grupos de apoio ao ex-presidente no WhatsApp e Telegram, com o intuito de “cercar Brasília” e “parar tudo” na capital federal.