O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nomeou nesta quinta-feira (5/1), o servidor de carreira Carlos Higino de Alencar para comandar o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Trata-se do órgão responsável por julgar os processos administrativos referentes a impostos, tributos e contribuições, inclusive da área aduaneira, de importação e exportação.
O novo presidente do Carf foi ministro interino e secretário-executivo da Controladoria-Geral da União (CGU), secretário de Estado de Transparência e Controle do Distrito Federal e secretário-executivo da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP). De acordo com a equipe de Haddad, os trâmites para a nomeação oficial de Carlos Higino já estão em andamento.
Auditor fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1997, Alencar é graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1994) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2003). Tem também os títulos de mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa-IDP (2009) e de doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2022).
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!