O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a primeira-dama, Janja, chegaram à Vila Belmiro, estádio do Santos, por volta das 9h desta terça-feira (3/1), para se despedirem de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A presença do petista e da esposa na cerimônia já havia sido confirmada pela assessoria.
Ao cumprimentar o filho do ex-jogador, Edinho, Lula disse que nenhum outro brasileiro levou o nome do Brasil tão longe, aos quatro cantos do mundo.
Esta é a primeira vez que Lula deixa Brasília após tomar posse como presidente. Pelé está sendo velado no gramado da Vila Belmiro desde segunda-feira (2/1), às 10h. A cerimônia fúnebre está prevista para ser encerrada nesta terça, também às 10h, após 24h de despedidas.
Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, com passagem pelo canal 6, onde mora a mãe de Pelé, Celeste Arantes. Só depois disso, às 14h, é que vai ocorrer o sepultamento.
O velório esteve aberto para o público durante todo o tempo. Já o sepultamento será restrito a familiares e amigos próximos. Pelé faleceu na última sexta-feira (30/12) no Hospital Albert Einstein, após quase dois meses internado para tratar um câncer no cólon. Ainda no hospital, Pelé foi embalsamado para ser exposto em caixão aberto na Vila Belmiro.
O corpo do Rei do Futebol ficará em um mausoléu no Memorial, onde também estão enterrados o pai de Pelé, João Ramos do Nascimento, o Dondinho, que morreu em 1996, o irmão, Jair Arantes do Nascimento, o Zoca, morto em 2020, além de Antonio Wilson Honório, o Coutinho, parceiro de ataque no lendário Santos bicampeão mundial em 1962 e 1963, que faleceu em 2019.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.