O ministro da Casa Civil, Rui Costa, não descartou uma possível disputa pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entrevistado do programa Roda Viva desta segunda-feira (2/1), o chefe da pasta foi questionado sobre como se daria a escolha do sucessor do petista, “já que Lula não disputará reeleição”, e afirmou que não trata o assunto como “fato consumado”.
- Rui Costa diz que desenvolvimento vai "abraçar causa ambiental" no governo Lula
- Rui Costa sobre anistia a Bolsonaro: "Nossa Justiça terá autonomia"
- Rui Costa sobre bolsonarismo: "Sensação de que estamos superando uma seita"
“Primeiro que vocês estão partindo de um fato consumado que o Lula não irá disputar reeleição, eu não parto desse ‘fato consumado’”, declarou o ministro. Rui disse, entretanto, que nenhum dos membros da gestão de Lula pensa, agora, em eleição.
“Não é momento, na minha opinião, de pensar em eleição. Estamos no segundo dia de governo, como é que se pode tá pensando na sucessão? O que estamos pensando é trabalhar e cuidar de gente, essa é nossa agenda”, declarou.
Para Rui, quando Lula disse que não iria se reeleger, “foi de dentro do coração dele, considerando sua trajetória, e a volta dele para consolidar a democracia no Brasil”.
“Mas, se tudo der certo, com fé em Deus dará, faremos um governo exitoso, e se ele continuar, como ele mesmo diz, com a energia e tesão de 20 anos, quem sabe ele pode fazer um novo mandato presidencial”, declara.
O programa que recebe Rui Costa é apresentado pela jornalista Vera Magalhães e tem cinco entrevistadores: Fábio Zambeli, analista-chefe do Jota; Fernando Exman, diretor do Valor Econômico em Brasília; a jornalista Marina Dias, da New Yorker; a repórter de política d'O Globo Jussara Soares; e a repórter especial da Folha de S.Paulo Catia Seabra.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.