Jornal Correio Braziliense

NOVO GOVERNO

Mauro Vieira é empossado no Itamaraty: 'Brasil está de volta'

A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (2/1). Mauro Vieira recebeu o cargo do ex-chanceler Carlos França

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi empossado na noite desta segunda-feira (2/1) no Palácio do Itamaraty. Segundo Vieira, o cenário internacional é delicado, mas "o Brasil está de volta".

"Atravessamos um momento certamente dos mais conturbados no cenário internacional. Teremos de saber operar nesse ambiente, com uma crise de governança global sem precedentes", declarou o chanceler no discurso de posse. "A boa notícia, como indica o presidente Lula, é que o Brasil está de volta", complementou.

Vieira também agradeceu aos ex-ministros Renato Archer e Celso Amorim, que ocuparam o Itamaraty durante os dois mandatos anteriores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sobre Amorim, Vieira disse que o ex-chanceler é um "amigo e inspiração de tantos anos, foi meu querido chefe em várias ocasiões e continuará sendo para mim um modelo de diplomata e de chefe desta casa".

Em discurso, Vieira destacou o papel de Lula na diplomacia no novo governo, bem como o foco na questão ambiental e no desenvolvimento sustentável.

Estavam presentes na solenidade parlamentares e outras autoridades como a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, o futuro presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, e a do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, entre outros. A cerimônia ocorreu no segundo andar do Itamaraty.

O ex-ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, discursou no início da cerimônia para transferir o cargo. "Profissional experiente e respeitado dentro das paredes deste palácio e fora delas", declarou sobre Mauro Vieira. França ocupou por vinte meses o cargo de chanceler.

Em discurso, França também fez a prestação de contas da gestão dele no Itamaraty. França citou a urgência sanitária com a pandemia da covid-19, a urgência econômica e a urgência climática. Segundo o ex-ministro, a situação externa para o governo passado estava "longe do ideal".

Durante o dia, também no Itamaraty, o presidente Lula reuniu-se com os líderes estrangeiros que vieram ao Brasil acompanhar sua posse, como os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo, e do Chile, Gabriel Boric.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.