Jornal Correio Braziliense

REDES SOCIAIS

Bolsonaro mantém status de presidente em descrição nas redes sociais

O ex-chefe do Executivo ainda não atualizou a descrição da biografia das redes sociais. Mantém também no status a informação de que é candidato à reeleição

Após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo chefe do Executivo federal, no último domingo (1º/1), Jair Messias Bolsonaro (PL) deixou de ser, oficialmente, o presidente da República. No entanto, o militar ainda não atualizou o cargo na biografia das redes sociais e continua se descrevendo como presidente.

Até as 17h30 desta segunda-feira (2/1), as redes sociais de Bolsonaro (Facebook, Instagram e Twitter) continuavam com a seguinte descrição: “Capitão Paraquedista do Exército Brasileiro. Presidente da República Federativa do Brasil. Candidato à reeleição com o número 22”.

Reprodução/Redes Sociais - Bolsonaro ainda não atualizou a biografia das redes sociais para "ex-presidente". Print do perfil oficial dele no Instagram.

Embora ainda não tenha alterado a função nas redes sociais, o ex-presidente atualizou os perfis com publicações sobre realizações de seu governo e convites para os seguidores o acompanharem em outros canais de comunicação pessoais, como o YouTube.

No Palácio do Planalto, a foto colorida de Bolsonaro foi atualizada para uma cópia em preto e branco, nesta segunda-feira (2/1). A imagem fica exposta na galeria de fotos presidenciais, no andar térreo do prédio, e registra todos os chefes do Executivo, sendo a única foto colorida a do atual presidente. Logo após o fim da gestão, a imagem é trocada.

Já o Google, maior site de buscas do mundo, e a Alexa, inteligência artificial da Amazon, atualizaram o cargo do militar para "ex-presidente do Brasil" ainda no domingo (1º/1), antes mesmo da cerimônia de posse de Lula.

Resultado das urnas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas eleições gerais de 2022, pelo candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente eleito teve 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos). Já Bolsonaro (PL) teve 58.206.354 votos (49,10%).

Desde então, Bolsonaro evitou comentar o resultado da disputa com seu sucessor. Esta foi a primeira vez que um candidato derrotado não reconheceu que perdeu a eleição.

Até a última aparição online, nesta sexta-feira (30/12), o ex-presidente ainda não havia reconhecido a derrota para Lula e chegou a afirmar que “não vai demorar muito tempo, o Brasil vai voltar à normalidade. No final, o bem vai vencer o mal”. Em seguida, ele viajou para os Estados Unidos e não realizou o rito de passagem da faixa presidencial para o presidente eleito.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.