No primeiro ato oficial como ministro da Defesa, antes mesmo da cerimônia de posse, marcada para a tarde desta segunda-feira (2/1), José Múcio Monteiro participou da cerimônia de passagem de comando da Aeronáutica, na Base Aérea de Brasília. Novo comandante da Força, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno recebeu o cargo do brigadeiro Carlos Almeida Baptista Junior com um discurso conciliador, de respeito ao papel constitucional das Forças Armadas e com um apelo para o entendimento.
“Como filho desta pátria tão idolatrada, eu não fugiria à luta nem me furtaria à nobre missão (de comandar a FAB). E que a incompreensão de alguns mais próximos revertam-se em futuro entendimento”, afirmou.
Antes, Kanitz destacou os projetos estratégicos da Força, como a aquisição e o desenvolvimento em solo nacional dos caças Gripen e o do avião de transportes KC 190.
Na sequência, José Múcio elogiou Baptista Junior e Kanitz Damasceno, destacando o papel de liderança e a capacidade de diálogo dos dois brigadeiros. E disse que o novo comandante “honrará a disciplina e a hierarquia, e manterá a instituição como um dos pilares da democracia brasileira”.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!