O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá, ao longo desta segunda-feira (2/1), reuniões bilaterais com 15 chefes de Estado que vieram a Brasília para participar das cerimônias de posse do petista no domingo (1º). As reuniões acontecem desde as 9h30 na sede do Ministério das Relações Exteriores. O local fica localizado a poucos metros do Palácio do Planalto.
Encontros diplomáticos compõem toda a agenda do presidente Lula hoje. Amanhã de manhã, ele estará em Santos, para prestar homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no velório do jogador.
De acordo com informações do Itamaraty, a posse deste domingo registrou o maior número de delegações estrangeiras da história, superando, inclusive, eventos como as Olimpíadas 2016 no Rio.
Confira abaixo a lista dos chefes de Estado — ou representantes de alto escalão — que Lula encontra ainda hoje:
- 9h30: Rei Felipe VI da Espanha
- 10h: Presidente da Bolívia, Luis Arce
- 10h30: Presidente da Argentina, Alberto Fernández
- 11h: Presidente do Equador, Guillermo Lasso
- 11h30: Presidente do Chile, Gabriel Boric
- 12h: Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza
- 12h30: Presidente da Colômbia, Gustavo Petro
- 13h: Presidente de Honduras, Iris Xiomara Castro Sarmiento
- 14h30: Vice-presidente da China, Wang Qishan
- 15h: Presidente de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço
- 15h30: Primeiro-ministro da República do Mali, Choguel Kokalla Maiga
- 16h: Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta
- 16h30: Vice-presidente da República de Cuba, Salvador Antonio Valdés Mesa
- 17h: Presidente do Conselho de Ministros do Peru, Luis Alberto Otárola Penaranda
- 17h30: Presidente da Assembleia Nacional da República Bolivariana da Venezuela, Jorge Rodrigues
Posse
Forte esquema de segurança, reuniões bilaterais e uma recepção no Itamaraty marcaram a reabertura do Brasil ao mundo no domingo, primeiro dia do ano. A posse de Lula contou com 18 chefes de Estado e 54 delegações internacionais, além dos ex-presidentes uruguaio José Pepe Mujica e boliviano Evo Morales.
Entre os líderes, estavam os presidentes Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal), Alberto Fernández (Argentina), José Ramos Horta (Timor Leste), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Mario Abdo Benítez (Paraguai) e Luis Lacalle Pou (Uruguai). A Espanha foi representada pelo rei Felipe VI e Cuba pelo vice-presidente, Salvador Valdes Mesa.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!