Um dos momentos mais marcantes da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a entrega da faixa presidencial. Desde a divulgação do resultado das eleições, em que Lula saiu vitorioso, especulava-se sobre quem passaria a faixa ao novo presidente, uma vez que Jair Bolsonaro (PL) se negou a cumprir o protocolo tradicional.
Nomes como o da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do então vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) chegaram a ser cogitados pelo público para entregarem a faixa ao novo presidente, mas nada estava confirmado até este domingo (1º/1). Durante a cerimônia de posse, ao subir a rampa, Lula mostrou ao Brasil as pessoas escolhidas para a hora tão aguardada: Aline Sousa, catadora; Murilo Jesus, professor; Jucimara Fausto, apoiadora da Vigília Lula Livre; Ivan Pereira, influencer PCD; Raoni Metuktire, indígena; Flávio Pereira, apoiador da Vigília Lula Livre; Wesley Rocha, metalúrgico e Francisco Carlos, o menino negro e nadador. Além deles, a cadela adotada pela primeira-dama, Janja, e Lula, a Resistência, também acompanhou o presidente na subida da rampa do Planalto.
O grupo escolhido foi uma representação do povo brasileiro, de acordo com Lula. “Hoje, pelas mãos do povo brasileiro, recebi a faixa de presidente da República pela terceira vez. Reassumi o compromisso de cuidar de todos os brasileiros e brasileiras, sobretudo daqueles que mais precisam”, declarou o presidente por meio das redes sociais. Essa representatividade ficou clara para Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o menino de 10 anos ao lado de Lula na rampa.
- Mulher negra passou a faixa presidencial para Lula no Planalto
- Veja quem são os representantes do povo brasileiro que subiram a rampa com Lula
Em conversa com o Correio, Francisco confessou que leva deste dia a importância que tem, para as minorias, o sentimento de pertencimento, acolhimento e de se sentirem representados. “Eu aprendi que, às vezes, uma pessoa pode representar um povo muito grande”, ressaltou.
Francisco é atleta e filho de assistente social
O carismático Francisco mora em Itaquera, zona leste de São Paulo. Ele é nadador do Corinthians e já foi campeão na modalidade, ficando em primeiro lugar no campeonato da Federação Aquática Paulista (1° região). De acordo com Telma, mãe da criança, ele é apaixonado por Lula desde muito pequeno e recebeu o convite para participar da posse após encontrar o presidente em um evento para catadores.
“Foi lindo demais. O Francisco e eu participamos de um evento do Natal dos Catadores e o Lula estava no evento. Quando o Francisco soube que iria encontrar o Lula ele escreveu uma carta, porque ele é louco pelo Lula, e escreveu falando o quanto gosta do presidente, o quanto admira, que já viu o filme e o Lula se encantou com a carta e disse que queria o Francisco aqui na posse”, contou Telma.
De acordo com a mãe do garoto, que é assistente social, durante o Natal dos Catadores, Lula ainda afirmou, em meio ao discurso, que queria abraçar Francisco no momento em que recebesse a faixa presidencial. “Ele disse lá no meio do evento: ‘eu quero esse menino em Brasília para dar um abraço nele depois que eu estiver com a faixa’. E aí entraram em contato com a gente e nos convidaram”, revelou Telma ao Correio. “Foi muito mais do que a gente estava esperando. Foi lindo”, completou.
Francisco recebeu o convite com muito entusiasmo e disse ter se sentido privilegiado por estar ao lado do presidente. “Eu me senti muito privilegiado por estar lá e um pouquinho nervoso por subir na rampa”, contou o pequeno atleta.