O jantar de recepção que acontecerá após a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Itamaraty, contará com um cardápio recheado de brasilidades. O menu, assinado por chefes renomados de várias partes do país, privilegia ingredientes típicos da culinária local.
Entre as “presenças especiais” estão bolinho de feijoada, assinado por Kátia Barbosa, casquinha de castanha com farofa de licuri, por Nara Amaral, e acarajé da Casa de Mainha. Entre as opções de doces, o evento terá churros de tapioca com vatapá, da chef Morena Leite, e pudim de tabuleiro de tapioca, de Ieda Matos.
A extensa lista de canapés tem entre as opções bolinho de bacalhau e caldinho de feijão. A chefe indígena Kalymaracaya Nogueira será a responsável por um prato chamado ho’o xanena xupu (mojica de mandioca com peixe). O chef paraense Saulo Jennings, especialista em cozinha tapajônica, ficará por conta do bolinho de piracuí. O cardápio conta ainda com arroz carreteiro com ovo e PANCs, do chefe Paulo Machado, embaixador da culinária do Pantanal.
A única opção de bebida descrita na lista é o gin tônica com flor de clitória, de Bela Gil. A filha de Gilberto Gil fez parte do núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da equipe de transição do governo eleito.
Após a passagem da faixa presidencial no Palácio do Planalto, os ritos serão encerrados no Palácio do Itamaraty, onde são recebidos os chefes de Estado e de governo e demais convidados. A recepção no Itamaraty começa a partir das 19h30 e contará com a presença de 65 delegações estrangeiras e 17 chefes de Estado.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!