O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve desfilar em carro aberto durante o trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional, onde será empossado neste domingo (1º/1). A decisão foi tomada apesar das ameaças e do clima de tensão, e o petista decidiu usar o tradicional Rolls-Royce conversível.
A decisão pode ser revista em caso de chuva, ou caso surja alguma ameaça até o momento do desfile. Por motivos de segurança, o tema foi debatido pela organização da posse e pela equipe de Lula. A orientação da Polícia Federal era que o presidente eleito percorresse o trajeto em um carro blindado, que ainda está disponível caso haja mudanças de última hora.
Lula deve iniciar o trajeto às 14h30, com duração de cerca de 10 minutos. Ele estará acompanhado de sua esposa, Rosângela da Silva, a Janja. O Rolls-Royce, usado tradicionalmente pelos presidentes brasileiros, será pilotado pelo sargento do Exército Elias Reis. Logo atrás, em outro carro, seguirá o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) e sua esposa, Lu Alckmin.
No Congresso, eles participarão da sessão solene na qual assinam o termo da posse. Estarão presentes o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), além de outras lideranças, os futuros ministros e parlamentares.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.