Apoiadores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamam de desorganização e de falta de segurança na Praça dos Três Poderes. Eles estão em Brasília para assistir à posse de Lula neste domingo (1º/1).
O corretor de seguros Marco Antônio Melo veio de São José dos Campos com a família de avião para assistir de perto à cerimônia da posse. Para ele, há a necessidade de reforço na segurança. A filha dele, por exemplo, contou que em shows a que vai com frequência há mais segurança e vistoria do que na posse. "Aqui nem pediram para olhar a minha bolsa", afirmou.
- Com reforço de 10 mil policiais, Esplanada terá segurança máxima
- Grupo de militantes vai homenagear Lula com bandeira de 120 Kg
"Não só a segurança deveria estar mais reforçada, como também a organização. Deveriam ter deixado o portão aberto desde as 6h e não fazer uma fila que muitos começaram a furar", disse Melo. Apesar dos problemas, o corretor, afirmou que a festa "está linda. Tem muita gente do Brasil inteiro. Essa é a festa da esperança."
Outros petistas estão reclamando da organização. Dentro do espaço da praça dos Três Poderes, tem apenas um local para pegar água e as filas estão durando cerca de 1h. Já para os banheiros químicos, há apenas um bloco.
Possíveis ataques
As amigas Aline Garcia, 38 anos, e Bianca Benigni, 26, afirmaram que existe uma certa apreensão durante a posse. "Eu não sei se faria sentido esse pessoal botar bombas isoladas no dia da posse. Acredito que a ideia deles era gerar um caos, gerar medo", afirmou. "Mas a minha maior preocupação é de um alarde pequeno gerar um tumulto", disse Garcia.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!