Os eleitores e apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegam à Esplanada dos Ministérios horas antes da cerimônia da posse, marcada para a tarde deste domingo. Na fila que dá acesso à Praça dos Três Poderes, eleitores de Lula gritam palavras em homenagem ao atual chefe do executivo.
"Lula, guerreiro do povo brasileiro" e "o papai voltou" eram alguns dos cantos escutados. Diversas barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal separam os eleitores do local do evento. Mesmo assim, o público segue animado.
Cláudio Amorim, 43 anos, veio de Vitória (ES) com a esposa Ana Pinheiro, 40, para celebrar a democracia. "Para nós ,isso é um marco histórico. Antes de encerrar o segundo turno, eu comprei nossas passagens. A gente tinha que vir para Brasília. Esse momento é uma virada de chave", declarou Cláudio.
Em pé e aguardando há duas horas, o casal não tem pretensão de ir embora sem ver o presidente Lula. "Confesso que meu marido está mais animado do que eu, mas sigo feliz porque nossas esperanças foram renovadas. Temos muito trabalho pela frente, mas o sentimento de alívio é muito bom", falou Ana.
Nordeste em peso
Com objetivo de chegar no Distrito Federal, Arlete Mota, 60 anos, percorreu 340 quilômetros da cidade de Água Branca (AL) a Maceió, e depois passou mais 36 horas no ônibus interestadual. “Todo o esforço valeu a pena”, declarou a alagoana, que vestida de lampião, fez questão de exaltar a cultura nordestina.
Para ela, a fantasia de lampião significa resistência. "Me inspirei para vir a festa do Lula, por entender que ele é um lutador, guerreiro, como nós nordestinos que sofremos as intempéries da natureza. O Nordeste tem coisa boa, tem cultura, carinho, carisma, tem comida, não vivemos de migalhas, e sim de trabalho árduo", destacou a alagoana.
Acompanhando Arlete, o amigo Eduardo Melo, 32, é coordenador do projeto Articulação Brasileira de Gays, Bissexuais e Homens Trans em Alagoas (ARTGAY). Para ele, a população LGBTQIA+ está feliz com o resultado das urnas."Lula sabe governar sem escolher classe, religião, raça, cor e sexualidade. Ele é o pai de todos os brasileiros", citou Eduardo.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.