A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou, nesta terça-feira (31/1) a construção de um Memorial da Democracia em Brasília, para relembrar os ataques terroristas de 8 de janeiro, com invasões as sedes dos Três Poderes. "Para deixar marcado e para que não ocorra outra violência do mesmo tipo contra a democracia", disse a ministra.
A fala ocorreu durante a solenidade de posse de Leandro Grass, novo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao MinC.
"Um exército de desalmados atacou os símbolos dos três Poderes. Convoquei uma reunião no ministério da Cultura. Formamos uma equipe e a destreza política do Leandro Grass, sua diplomacia e agilidade de pensamento foram determinantes na busca da solução", disse Margareth sobre a reação aos ataques, que causaram milhões de reais em prejuízos para os prédios públicos e obras de arte contidas neles.
A solenidade ocorreu no Salão Brasília, no segundo andar do Palácio Itamaraty. Estavam presentes também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do ministério da Cultura, Márcio Tavares, a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades. O Palácio do Itamaraty é um bem cultural tombado pelo Iphan.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Apoio de ala do PSDB a Marinho irrita tucanos mineiros, aliados de Pacheco
- Política Por que eleição no Senado virou 'grande aposta' de bolsonaristas
- Política "O patrimônio e a democracia permaneceram de pé", diz Grass ao assumir o Iphan
- Política MPF abre inquérito por fala de governador de Roraima sobre indígenas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.