O ex-deputado distrital Leandro Grass tomou posse, na nesta terça-feira (31/1), como presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
"Após os atos golpistas do dia 8 de janeiro às sedes dos três Poderes é necessário que todos nós tenhamos a certeza que o patrimônio brasileiro permaneceu de pé. A democracia permaneceu de pé", discursou Grass ao tomar posse, em evento do Palácio do Itamaraty. Segundo ele, os atos terroristas foram uma "absoluta desconexão de uma pequena parcela da sociedade em relação a algo que é seu".
A solenidade ocorreu no Salão Brasília, no segundo andar do Palácio Itamaraty. Estavam presentes a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do ministério da Cultura, Márcio Tavares, a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades. O Palácio do Itamaraty é um bem cultural tombado pelo Iphan.
Saiba Mais
Antes da cerimônia, houve uma apresentação de Maracatu no salão. No evento, Leandro Grass também apresentou a diretoria colegiada do Iphan.
"O nosso patrimônio cultural foi desenhado e sonhado para acolher, para integrar, para ser a síntese do que há de mais belo no nosso país", discursou Grass. Segundo o novo presidente do órgão, a gestão dele visa "dar resposta àquilo que os tempos atuais exigem. Nós estamos juntos e juntas pela cultura, pela arte, pela preservação do nosso patrimônio histórico e pela reconstrução do Iphan".
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lula cita a mãe como exemplo no combate à violência doméstica
- Esportes Wallace, do vôlei, pede desculpas por post sugerindo 'tiro na cara' de Lula
- Cidades DF No Ibram, tutores podem castrar cães e gatos de forma gratuita
- Ciência e Saúde Desenho em grupo permite estudar empatia no cérebro, aponta pesquisa
- Política Por que eleição no Senado virou 'grande aposta' de bolsonaristas
- Brasil Prefeitura exonera pastor que aparece em vídeo de sexo em repartição
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.