INVESTIGAÇÃO

Rosa Weber envia à PGR pedido pra investigar presidente do PL

Decisão é por suposta destruição de documentos que incitavam o golpe

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 31/01/2023 18:04 / atualizado em 31/01/2023 18:05
 (crédito:  CARLOS ALVES MOURA/SCO/STF)
(crédito: CARLOS ALVES MOURA/SCO/STF)

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu, nesta terça-feira (31/1), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) investigue Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, por suposta destruição de documentos que incitavam o golpe.

Segundo o artigo 305 do Código Penal, é crime o ato de "destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor". De acordo com o texto, o acusado pode cumprir reclusão de até seis anos e ainda pagar multa.

Valdemar da Costa Neto disse, em entrevista na semana passada, que a minuta de golpe apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres circulava entre interlocutores do governo do ex-presidente Bolsonaro, e que ele próprio teria recebido documentos desse tipo, mas que os teria destruído.

Na petição assinada por Rosa Weber, é também requerida à PGR “a realização de diligência pela Polícia Federal, para que seja tomado depoimento do representado [Valdemar Costa Neto]”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE