Eleições no Congresso

Pacheco diz que Senado "não vai esquecer" atos golpistas do 8 de janeiro

Candidato à recondução na presidência do Senado, pessedista fala sobre criar comissão para defender a democracia

Raphael Felice
postado em 31/01/2023 17:34 / atualizado em 31/01/2023 17:35
 (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta terça-feira (31/1) que o Congresso não vai esquecer dos ataques às sedes dos Três Poderes, realizados no 8 de janeiro. 

"Nós vamos superar, a democracia vai prevalecer, mas não vamos esquecer do que aconteceu no 8 de janeiro. Cada uma daquelas pessoas que ousaram invadir este prédio do Senado Federal e do Congresso Nacional será responsabilizada civil e penalmente pela barbaridade", disse durante entrevista ao GloboNews. Pacheco afirmou que, se reeleito, vai criar uma comissão “para proteger o Estado Democrático de Direito”. E defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar responsáveis pelos atos violentos.

Nesta quarta-feira (1º/2), Pacheco busca a reeleição à presidência do Senado da República contra o senador eleito, Rogério Marinho (PL-RN), e o senador Eduardo Girão (Podemos-ES). O atual presidente da Casa é favorito, mas Marinho, representante do bolsonarismo, acirra a disputa.

Segundo interlocutores do Senado, Pacheco teria cerca de 50 votos, mais do que o suficiente para reeleger o pessedista. Entretanto, o PL conta com traições para fazer Marinho conquistar os votos necessários para a vitória.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE