O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (31/1) ser um "sem casa" e "sem Palácio". A declaração ocorreu durante evento de assinatura de decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial, no Palácio do Planalto. O petista se referiu às condições encontradas na residência oficial, no Palácio da Alvorada, após a saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde a transição, Lula e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, seguem morando em um hotel em Brasília, aguardando reformas na casa presidencial.
"Eu quero dizer para vocês que, dentre todos vocês, eu sou o cidadão que mais deveria estar reclamando aqui. Aliás, eu nem deveria estar falando aqui no microfone do presidente. Eu deveria estar falando lá naquele microfone do movimento social, para reivindicar do companheiro Rui Costa, nosso ministro-chefe da Casa Civil, a casa para o presidente da República morar. Pois eu ainda não estou morando numa casa. Eu estou morando no hotel. Eu, na verdade, sou um sem casa. Um sem Palácio", afirmou Lula.
- Lula assina decretos para participação civil na criação de políticas públicas
- Lula reclama de situação do Alvorada e diz que Bolsonaro tem "desequilíbrio mental"
Saiba Mais
- Política Lula derruba 18 indicações de Bolsonaro para cargos no governo e embaixadas
- Política Lula deu aval para Exército vetar entrada da PM em acampamento bolsonarista
- Política MDB define quem vai para chapa de Lira; Republicanos sai da 4ª secretaria para vice
- Esportes Planalto aciona AGU após declaração de Wallace Leandro contra Lula
"Vocês precisam ajudar a reivindicar o direito de eu morar. Porque já faz mais de 45 dias que eu estou no hotel, e não é brincadeira. Eu, Janja e duas cachorras, que estão dentro do hotel à espera de que a gente consiga liberar o Palácio da Alvorada. O cidadão que estava morando lá me parece que não tinha nenhuma disposição e nenhuma intenção de cuidar daquilo. Nem cama a gente encontrou dentro do Palácio da Alvorada, no quarto que é o quarto presidencial", relatou.
Em tom de brincadeira, emendou: "Lembrar ao Rui Costa que eu preciso morar. Se não, vou abandonar minha causa daqui para frente", riu.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.