GOLPISTAS

Banho de sol e 4 refeições: como os bolsonaristas presos passam o dia no DF

Secretário estadual de Administração Penitenciária do Distrito Federal deu detalhes da situação dos cidadãos presos pela invasão no Congresso Nacional

Estado de Minas
postado em 31/01/2023 12:34
 (crédito: Ed Alves/CB/ D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/ D.A Press)

Detidos há mais 20 dias, a rotina dos bolsonaristas presos pela participação na invasão no Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em Brasília, inclui duas horas de banho de sol por dia e quatro refeições diárias. Detalhes do cotidiano dos presos foram informados pelo delegado Wenderson Souza e Teles, secretário estadual de Administração Penitenciária do Distrito Federal, ao jornal O Globo.

Em 8 de janeiro, os presídios de Brasília já tinham mais de 15.200 pessoas detidas. De acordo com os relatos do delegado, ele teve que alocar no Distrito Federal 1.398 novos presos. Destes, 925 permanecem nas prisões e os outros 457 conseguiram liberdade provisória, deferidas durante as audiências de custódia.

"Foram inaugurados blocos no presídio masculino, deslocados efetivos e designados mais de 900 policiais penais para realizar o acolhimento de todos", detalha.

De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), apenas 7% dos presos são moradores de Brasília.

Com a superlotação das cadeias, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, pediu que os presos fossem transferidos aos seus estados de origem. Apesar disso, o delegado diz que a situação nos presídios está controlada.

"Antes da alocação desses presos, já sofríamos com o déficit de vagas nos presídios. Mas hoje, a situação está controlada e sustentável (...)", destaca.

As condições

Conforme os relatos do delegado, os detentos têm direito a duas horas diária de banho de sol no pátio das unidades prisionais. São fornecidas quatro refeições diárias. No café da manhã, os detentos comem pão com manteiga ou margarina e um achocolatado.

No almoço e no jantar, 150 gramas de proteína, 150 gramas de guarnição, além de feijão, arroz e um suco de caixinha.

Os detentos também têm direito a ceia: um sanduíche e uma fruta.

Higiene pessoal

O delegado ainda destaca as iniciativas para garantir a higiene pessoal dos presos.

"Contamos com o apoio de outras áreas do governo, como as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Saúde, e ainda conseguimos disponibilizar em tempo recorde 1.200 camisetas e bermudas, 800 escovas e pastas de dente, sabonetes, desodorantes e rolos de papel higiênico, 300 pacotes de absorvente, além de sabão em pó e água sanitária".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE