Detidos há mais 20 dias, a rotina dos bolsonaristas presos pela participação na invasão no Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, em Brasília, inclui duas horas de banho de sol por dia e quatro refeições diárias. Detalhes do cotidiano dos presos foram informados pelo delegado Wenderson Souza e Teles, secretário estadual de Administração Penitenciária do Distrito Federal, ao jornal O Globo.
Em 8 de janeiro, os presídios de Brasília já tinham mais de 15.200 pessoas detidas. De acordo com os relatos do delegado, ele teve que alocar no Distrito Federal 1.398 novos presos. Destes, 925 permanecem nas prisões e os outros 457 conseguiram liberdade provisória, deferidas durante as audiências de custódia.
"Foram inaugurados blocos no presídio masculino, deslocados efetivos e designados mais de 900 policiais penais para realizar o acolhimento de todos", detalha.
De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), apenas 7% dos presos são moradores de Brasília.
Com a superlotação das cadeias, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais, pediu que os presos fossem transferidos aos seus estados de origem. Apesar disso, o delegado diz que a situação nos presídios está controlada.
"Antes da alocação desses presos, já sofríamos com o déficit de vagas nos presídios. Mas hoje, a situação está controlada e sustentável (...)", destaca.
Saiba Mais
- Brasil Mulher teria enforcado e concretado marido debaixo da cama
- Brasil Igualdade Racial disponibiliza formulário para currículos de pessoas trans
- Brasil Soldado da PM suspeito de matar indígenas na Bahia se entrega à polícia
- Brasil Confira os resultados da Quina 6064 e Lotofácil 2727 desta segunda-feira (30/1)
- Brasil Ônibus de time de futebol cai em Minas: corpos são liberados para famílias
- Brasil Suástica nazista e 'fora, gays': casal é alvo de pichações na porta de casa
As condições
Conforme os relatos do delegado, os detentos têm direito a duas horas diária de banho de sol no pátio das unidades prisionais. São fornecidas quatro refeições diárias. No café da manhã, os detentos comem pão com manteiga ou margarina e um achocolatado.
No almoço e no jantar, 150 gramas de proteína, 150 gramas de guarnição, além de feijão, arroz e um suco de caixinha.
Os detentos também têm direito a ceia: um sanduíche e uma fruta.
Higiene pessoal
O delegado ainda destaca as iniciativas para garantir a higiene pessoal dos presos.
"Contamos com o apoio de outras áreas do governo, como as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Saúde, e ainda conseguimos disponibilizar em tempo recorde 1.200 camisetas e bermudas, 800 escovas e pastas de dente, sabonetes, desodorantes e rolos de papel higiênico, 300 pacotes de absorvente, além de sabão em pó e água sanitária".
Saiba Mais
- Política Novo G20? Lula propõe criar grupo de países para mediar paz na Ucrânia
- Política MDB define quem vai para chapa de Lira; Republicanos sai da 4ª secretaria para vice
- Política Lula assina decretos para participação civil na criação de políticas públicas
- Política Michelle vai a jantar do PL sem Bolsonaro: 'Ele está descansando'
- Política Lira chega a acordo final com partidos e fecha chapa para Mesa Diretora
- Política Após internação, Cleitinho volta às redes e declara voto em Marinho
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.