O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (31/1), os decretos que criam o Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto.
De acordo com o Planalto, as medidas “inauguram a reabertura do diálogo do governo federal com os movimentos sociais, após anos de desmonte das estruturas de participação popular”. Com isso, o governo quer reafirmar o compromisso de manter a interlocução permanente com os movimentos sociais e as organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas e o diálogo com as entidades da sociedade civil, para garantir a participação social na formulação e execução das políticas públicas.
Saiba Mais
- Política Bolsonaro pede visto de turismo nos EUA; algo que pode levar meses
- Política Lula derruba 18 indicações de Bolsonaro para cargos no governo e embaixadas
- Política Novo G20? Lula propõe criar grupo de países para mediar paz na Ucrânia
- Política MDB define quem vai para chapa de Lira; Republicanos sai da 4ª secretaria para vice
O presidente criou ainda o Sistema de Participação Social Interministerial, instituindo em cada ministério uma Assessoria de Participação Social e Diversidade, que será coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência. Em meio ao evento, participantes da sociedade civil entoaram gritos como "Aqui está o povo sem medo, sem medo de lutar".
Também estiveram presentes no evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, bem como a coordenadora nacional do movimento negro unificado e integrante da Coordenação Executiva do Conselho de Participação Social do GT de transição, Simone Nascimento, o coordenador de movimentos Populares e integrante da Frente Brasil Popular, Raimundo Bonfim, além da coordenadora nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e integrante da Frente Povo Sem Medo, Vitória Genuino da Silva, e a secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil e representante da Associação Brasileira de Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, Romi Bencke, entre outros.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.