O ex-presidente Jair Bolsonaro solicitou às autoridades norte-americanas um visto de turismo para que possa permanecer nos Estados Unidos por mais seis meses. A informação foi passada por um dos seus advogados, em entrevista ao jornal britânico Financial Times.
A solicitação por uma nova modalidade de visto foi necessária porque, de acordo com as leis dos EUA, a categoria do documento que Jair Bolsonaro teria usado para ingressar no país - visto de oficial (autoridade) - atingiu a validade prevista de um mês. O ex-presidente do Brasil completou 30 dias em solo norte-americana na segunda-feira (30/1).
A necessidade de emitir um visto de turismo também ocorre em meio às dúvidas sobre por quanto tempo o ex-mandatário pretende permanecer na Flórida. Um dos representantes de Bolsonaro, o advogado Felipe Alexandre, disse que o pedido foi recebido pelas autoridades americanas na sexta-feira.
Ao Financial Times, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto o visto é processado, algo que pode levar alguns meses.
"Eu acho que a Flórida será sua casa temporária fora de casa — disse o advogado ao jornal britânico. Agora, com essa situação, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade", afirmou o advogado do ex-presidente.
- Bolsonaro não tem data para voltar e não há como vinculá-lo a atos, diz Flávio
- Bolsonaro acerta com médico que irá direto a hospital, quando vier ao Brasil
No fim de semana, o senador Flávio Bolsonaro disse que o retorno de seu pai ao Brasil "pode ser amanhã, daqui a seis meses ou nunca". Embora Jair Bolsonaro não tenha divulgado quando vai retornar ao país, o ex-presidente combinou com seu médico Antônio Macedo para o encaminhar diretamente a um hospital, assim que aterrissar em solo brasileiro.
A necessidade de se internar no Brasil, segundo Macedo, será para que Bolsonaro faça uma cirurgia de correção da alça intestinal que tem causado constantes episódios de suboclusão no órgão. O procedimento é decorrente do tratamento no intestino, após o ex-presidente ter tomado uma facada há cerca de quatro anos, durante a campanha presidencial de 2018.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Análise: Estava em curso o genocídio dos ianomâmis
- Política Alcolumbre visa presidência do Senado em 2025 e deixa parlamentares insatisfeitos
- Política Cappelli faz revisão no plano de segurança para posse de parlamentares
- Política Excessos? O que dizem juristas sobre 'superpoderes' de Alexandre de Moraes contra golpismo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.