Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (27/1) no Palácio do Planalto, 27 governadores divulgaram um documento intitulado “Carta de Brasília”. Nele, os dirigentes reafirmam o compromisso com a democracia e com a estabilidade institucional e social do país.
- Lula garante diálogo com todos os governadores: "Portas abertas"
- Lula: Governo federal deve "compartilhar sacrifício" de obras estaduais
“A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira”.
Os entes destacaram a importância do pacto federativo e ainda a criação do Conselho da Federação, formado por representantes da União, dos Estados e dos municípios.
“O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro. Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional”.
“Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados. Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente”, informaram.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Lira pode unir PT e PL em bloco partidário para divisão de cargos na Câmara
- Política Lula: Governo federal deve "compartilhar sacrifício" de obras estaduais
- Política Janja processa a Jovem Pan e comentarista por declaração sobre maconha
- Política Bolsonaro inelegível? As ações no TSE que trazem maior risco para o ex-presidente
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.