A perda orçamentária dos estados da Federação gerada pela desoneração do ICMS em combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações tornou-se o ponto central do primeiro encontro de 2023 do Fórum de Governadores, que ocorre nesta quinta-feira (26/1), em Brasília. A mudança no tributo, patrocinada pelo governo federal durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), esteve entre os temas discutidos pelos representantes dos 26 estados e do Distrito Federal. Na sexta-feira (27/1), os governadores se encontrarão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vão pedir a recomposição do ICMS dos combustíveis.
A reunião, que ocorre no centro de eventos de um hotel em Brasília, foi coordenada pela governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP). Durante o encontro, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), foi enfático ao relatar a situação fiscal dos estados em função das leis complementares 192 e 194, de 2022, que determinaram as desonerações fiscais e uma alíquota máxima dos impostos estaduais para produtos essenciais. "Nós estamos sangrando", disse Zema.
Saiba Mais
Zema afirmou que uma solução para a recomposição das receitas dos estados é urgente. “Eu quero salientar que a situação fiscal dos estados apresenta diferenças, o Rio Grande do Sul e Minas são os estados que têm a situação mais urgente", disse o mineiro.
Já Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, disse que o estado comandado por ele perde R$ 11 bilhões por ano devido a desoneração. “Existe um ponto de preocupação comum que é o restabelecimento dos caixas dos estados. Só em São Paulo a perda chega a R$ 11 bilhões por ano”, disse o chefe do executivo paulista.
Além da questão fiscal, o grupo de governadores também deve apresentar para Lula uma lista com as três obras prioritárias em cada estado e e medidas estruturantes dos consórcios regionais de governadores.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Cidades DF "Pessoas maravilhosas", afirma irmã e tia em despedida de Marcos Antônio e Thiago
- Ensino superior Unicamp antecipa lista de aprovados em 1ª chamada no vestibular 2023
- Brasil Prefeito de São Paulo diz que Uber quer "guerra" contra cidades paulistas
- Política Rosa Weber, presidente do STF, divulga pauta do primeiro semestre da Corte
- Diversão e Arte ConeCrewDiretoria retorna aos estúdios e lança o single 'Bug do milênio'
- Política PT e Centrão brigam por órgãos federais com orçamento robusto
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.