O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente francês, Emmanuel Macron, no início da tarde desta quinta-feira (26/1). O chefe do Executivo convidou o líder francês para conhecer o estaleiro em Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde são construídos os submarinos convencionais e o submarino a propulsão nuclear, fruto da cooperação bilateral entre Brasil e França.
Ainda foram abordados temas como riscos à democracia por grupos da extrema direita, além da parceria estratégica bilateral, mudança climática e aspectos da governança global.
- Macron comemora 'volta do Brasil' nas discussões sobre a Amazônia com Lula.
- Presidente da França, Macron vem ao Brasil para visitar Lula após a posse.
“Ambos concordaram sobre os riscos que pairam sobre a democracia em virtude das ações violentas de grupos de extrema direita e discutiram a importância de combater a desinformação”, informou a assessoria palaciana.
Outro tema tratado por Lula foi a necessidade de concluir as negociações do acordo Mercosul-União Europeia, tema discutido com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em reunião realizada em Buenos Aires à margem da CELAC.
A guerra da Rússia na Ucrânia também foi pauta do debate. Os presidentes falaram sobre a urgência em se buscar a paz entre os países envolvidos. Lula ressaltou ainda a necessidade de maior engajamento dos líderes globais com esse objetivo, no âmbito da ONU e de um "G20 político".
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Fachin dá mais 30 dias para União entregar plano para indígenas isolados
- Política Rosa Weber, presidente do STF, divulga pauta do primeiro semestre da Corte
- Política PT e Centrão brigam por órgãos federais com orçamento robusto
- Política Chanceler alemão será 1º chefe de estado a visitar Lula e tratará de Mercosul
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.