O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou hoje (25/1) o prazo para o governo federal apresentar um plano de proteção para indígenas que vivem isolados. Foram concedidos mais 30 dias. O pedido de prorrogação foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) em função do período de transição de governo.
Saiba Mais
Em novembro do ano passado, Fachin atendeu ao pedido liminar da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) para obrigar a adoção de um plano de proteção dos indígenas em 60 dias. A entidade alegou omissão do governo de Jair Bolsonaro e risco real de extermínio de indígenas que vivem isolados.
A adoção da medida ocorreu após o falecimento do "índio do buraco", indígena que vivia isolado na Terra Indígena Tanaru, em Rondônia. Ele era o último remanescente de uma etnia não identificada que foi massacrada na década de 1990.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Campeonato Carioca terá relógio parado em ações do árbitro de vídeo
- Brasil Vídeo: Mulheres e bebê escapam por segundos de queda de muro no Sul de MG
- Brasil Cachorro é salvo por bombeiros depois de ficar preso em grade de janela
- Blogs Redirect 8 de janeiro: concurso da PMDF pode eliminar candidatos envolvidos em vandalismo - Papo de Concurseiro
- Cidades DF Viaduto do Aeroporto alaga e motor de ambulância "apaga" com paciente dentro
- Política Relato de médica no BBB 23 reforça teoria da CPI da Covid: 'Fui ameaçada'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.