Após mais de quatro anos de extinção, o decreto de recriação do Ministério da Cultura (Minc) entrou em vigor nesta terça-feira (24/1). Para celebrar, a ministra Margareth Menezes, pela manhã, recebeu na porta do prédio os servidores da Cultura que estavam realocados no Ministério do Turismo.
- Ministério da Cultura libera R$ 1 bilhão para projetos da Lei Rouanet
- Banco do Brasil financiará projetos do Ministério da Cultura
“O ministério da Cultura voltou para onde ele nunca deveria ter saído. Para o Bloco B da Esplanada dos Ministérios do Distrito Federal do Brasil”, disse a ministra em frente à sede da pasta, e seguiu: “Nós atravessamos esses tempos tão difíceis e agora estamos aqui de volta para contribuir, com todos vocês, com esse novo momento do nosso país”, em recado aos servidores.
O decreto de recriação do Ministério da Cultura entrou em vigor hoje! Para celebrar, a ministra @MagaAfroPop recebeu as servidoras e os servidores na porta do MinC. Estamos de volta ao bloco B da Esplanada dos Ministérios! #ACulturaVoltou pic.twitter.com/UhYnQduNoQ
— Ministério da Cultura (@CulturaGovBr) January 24, 2023
A nova estrutura da pasta conta com seis secretarias: Cidadania e Diversidade Cultura; Direitos Autorais e Intelectuais; Economia Criativa e Fomento Cultural; Formação, Livro e Leitura; Audiovisual; Comitês de Cultura.
A partir da Reforma Administrativa do governo Bolsonaro, o Ministério da Cultura foi oficialmente extinto em 1º de janeiro de 2019, com a publicação de medida provisória no Diário Oficial da União. Em 2016, Michel Temer chegou a incorporar o Minc à Educação, mas voltou atrás após repercussão negativa.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política Michelle Bolsonaro pagou hospedagens para servidores com cartão corporativo
- Política Lula participa da 7ª Cúpula da Celac e se encontra com presidente cubano
- Política Governo troca "número dois" do GSI; general José Nigri assume o cargo
- Política Lula indica diplomata Julio Bitelli para embaixada na Argentina
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.