O governo federal trocou o secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em decisão publicada na noite desta segunda-feira (23/1) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). O cargo é o segundo na hierarquia do órgão, responsável pela segurança da Presidência da República, e era ocupado pelo general Carlos José Russo Assumpção, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo "número dois" da pasta será o general Ricardo José Nigri.
A mudança ocorre após os ataques do 8 de janeiro e a desconfiança de participação — e conivência — de militares com os atos golpistas. Até semana passada, o governo federal havia exonerado 60 militares do GSI. O general Assumpção, que atuava como secretário-executivo do órgão, é considerado homem de confiança do general Augusto Heleno, que comandava o GSI no governo Bolsonaro.
Saiba Mais
- Política Após tragédia entre povos ianomâmi, governo exonera 38 cargos na Funai
- Política Paulo Pimenta: BNDES "financia empresa brasileira, não outro país"
- Política Michelle Bolsonaro pagou hospedagens para servidores com cartão corporativo
- Política Lula participa da 7ª Cúpula da Celac e se encontra com presidente cubano
O general Nigri era chefe de Missões de Paz e Aviação e Inspetor-Geral das Polícias Militares. Ele já foi oficial de gabinete do ex-comandante do Exército, general Eduardo Villas-Boas, entre 2016 e 2019. A troca no GSI foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e pelo ministro da Defesa, José Múcio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem à Argentina.
No fim de semana, Lula trocou o comando do Exército, assumido pelo general Tomás Ribeiro Paiva. Nesta terça (24), o novo comandante convocou a primeira reunião com o alto comando do Exército para falar sobre as diretrizes para a Força.
Exonerado do cargo de secretário-executivo do GSI, o general Carlos José Russo Assumpção se torna adido ao gabinete do comandante do Exército.
O governo trocou também o comando da Secretaria de Segurança e Coordenação Presidencial do GSI, que passa do general Carlos Feitosa para o general Marcius Cardoso Netto. A área é responsável pela segurança dos prédios da Presidência. Feitosa passa a ser o chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento-Geral de Pessoal.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.