O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa na manhã desta terça-feira (24/1) da 7ª cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina. O bloco é composto por outros 32 países. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) havia suspendido a participação do Brasil no organismo internacional, mas país foi reincorporado.
Durante a agenda, há expectativa de que o petista participe de um almoço oferecido pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández. À tarde, Lula deverá participar de uma audiência com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, e de um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. Está previsto também uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
- Lula viaja ao Uruguai nesta quarta-feira e confirma encontro com Mujica
- Venezuela cancela agenda entre Lula e Maduro por questões de segurança
Diálogo político entre América Latina e Caribe
Segundo o Itamaraty, a Celac foi formalmente estabelecida em fevereiro de 2010, durante a Cúpula da Unidade, em Cancún. O Brasil participou diretamente da criação do organismo internacional, ao convocar e sediar, em 2008, na Costa do Sauípe, na Bahia, a I Cúpula de Países da América Latina e Caribe (CALC). A Celac está integrada por todos os 33 países da região latino-americana e caribenha. Dedica-se à promoção do diálogo político, da concertação e da cooperação regional em um conjunto amplo de temas, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração.
Vim para a Argentina não só para participar da Celac, que acontece hoje, mas também para dizer que o Brasil está de volta. Vamos juntos recriar e fortalecer o Mercosul, a Unasul. Sozinhos somos fracos. Juntos, podemos crescer e desenvolver a região. Bom dia para todos.
— Lula (@LulaOficial) January 24, 2023
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política América do Sul: Lula aposta na reconstrução de pontes para fomentar comércio
- Política Ministério cria programa de atenção a refugiados afrodescendentes
- Política Após tragédia entre povos ianomâmi, governo exonera 38 cargos na Funai
- Política Michelle Bolsonaro pagou hospedagens para servidores com cartão corporativo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.