O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, assinaram nesta segunda-feira (23/1) uma declaração conjunta após reunião na Casa Rosada, em Buenos Aires. O documento traz 82 pontos discutidos no no encontro, dentre eles a intenção de criar, a longo prazo, uma moeda de circulação sul-americana.
“Acordaram iniciar estudos técnicos, incluindo os países da região, sobre mecanismos para aprofundar a integração financeira e mitigar a escassez temporária de divisas, incluindo mecanismos a cargo dos bancos centrais. Compartilharam também a intenção de criar, no longo prazo, uma moeda de circulação sul-americana, com vistas a potencializar o comércio e a integração produtiva regional e aumentar a resiliência a choques internacionais”, aponta o comunicado.
- Haddad sobre moeda comum: "Não se trata da ideia de Paulo Guedes"
- Lula fala em criar condições para BNDES financiar gasoduto na Argentina
- Lula fala em condições de negociar moeda comum entre Brasil e Argentina
Saiba Mais
- Política Lula exonera mais seis militares de funções no governo nesta segunda
- Política Após troca no Exército, Múcio diz que Lula "não vai perdoar" golpistas
- Política "Tenho mais tropa": ex-comandante do Exército ameaçou chefe da PM, diz site
- Política Acampamentos bolsonaristas tinham teatro de fantoches e massoterapia
Os líderes reafirmaram ainda o compromisso com o fortalecimento da democracia e a necessidade de implementar modelos de desenvolvimento baseados nas capacidades produtivas e científico-tecnológicas, na sustentabilidade, na agregação de valor e na geração de emprego inclusivo, de qualidade e com direitos, como condições para melhorar a vida da população dos dois países.
Lula e Fernández também manifestaram preocupação com os efeitos criminosos da desinformação, a radicalização política e as ameaças ao Estado Democrático de Direito. “Concordaram sobre a necessidade de ampliar a cooperação e a coordenação bilateral para avançar no combate à desinformação e aos conteúdos ilícitos na Internet.”
Ambos ressaltaram, por fim, o apoio à candidatura da cidade de Belém, no Brasil, como sede da COP 30, em 2025.
Confira na íntegra a declaração conjunta.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Política ‘Brasil vive racismo institucional e deve ampliar Lei de Cotas’, defende Anielle Franco
- Política Grupo de Pacheco tem expectativa de ao menos 55 votos para mantê-lo presidente
- Política STF manda abrir inquéritos 4920, 4921 e 4922 para sete crimes do 8 de janeiro
- Política Venezuela cancela agenda entre Lula e Maduro por questões de segurança
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.