NO DF

"Tenho mais tropa": ex-comandante do Exército ameaçou chefe da PM, diz site

Júlio Cesar de Arruda, que foi exonerado no último sábado (21/1), teria ameaçado chefe da PM do Distrito Federal no noite da invasão do Congresso Nacional, em Brasília

Vinícius Prates - Estado de Minas
postado em 23/01/2023 18:01 / atualizado em 23/01/2023 18:05
General Júlio César de Arruda foi demitido do cargo de comandante do Exército no último sábado (21/1) -  (crédito: Alan Santos/PR)
General Júlio César de Arruda foi demitido do cargo de comandante do Exército no último sábado (21/1) - (crédito: Alan Santos/PR)

O ex-comandante do Exército, o general Júlio Cesar de Arruda, ameaçou o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o coronel Fábio Augusto Vieira, na noite do ataque do Congresso Nacional, no último dia 8 de janeiro. Arruda foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último sábado (21/1). A informação foi dada por Bela Megale, colunista do jornal O Globo.

De acordo com a coluna, Arruda questionou ao chefe da PM do DF se ele pensava entrar no acampamento dos bolsonaristas montado em frente ao Quartel General do Exército sem autorização.

"Acho que eu tenho um pouco mais de tropa que o senhor, não é coronel?", questionou Arruda em referência ao número de policiais militares do DF — que é menor que o do Exército.

Após a fala do ex-comandante, integrantes do governo federal viram a atitude como uma ação de Arruda para tentar impedir a desmobilização do acampamento dos bolsonaristas em frente ao QG do Exército.

O ex-comandante chegou a dizer ao Ministro da Justiça, Flávio Dino, que funcionários enviados pelo governo federal não prenderiam golpistas acampados em frente ao Quartel-General.

Atualmente, o coronel Fábio Augusto Vieira está preso, sob suspeita de conivência com os terroristas que invadiram o Congresso Nacional, em Brasília. Isso porque ele era o responsável pelo comando da tropa no dia da invasão às sedes dos Três Poderes.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE