O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu nesta segunda-feira (23/1) ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, por tê-lo visitado na prisão enquanto esteva preso no Brasil, na Polícia Federal. A fala emocionada ocorreu durante declaração conjunta, após reunião com Fernández, na Argentina.
“Hoje é um dia de celebração entre o Brasil e a Argentina. Primeiro, um agradecimento. Não esqueço nunca o gesto que o companheiro Alberto Fernández fez quando foi ao Brasil ao me visitar quando eu estava na Polícia Federal. Não esqueço nunca a solidariedade do povo argentino. Obrigado, companheiro, pelo carinho que demonstrou naquele momento difícil e pelo carinho que tem demonstrado entre a Argentina e Brasil”, apontou.
“Também é uma celebração, porque quando ganhei a eleição em 2003, o primeiro país que visitei foi a Argentina. Na época, queria fazer um gesto para os brasileiros e latino-americanos de que iríamos construir uma relação privilegiada com a América do Sul e com a América Latina”, continuou. “Penso que vivemos o mais importante período da relação entre os dois países como nós vivemos no nosso primeiro mandato”, disse.
Saiba Mais
- Política STF manda abrir inquéritos 4920, 4921 e 4922 para sete crimes do 8 de janeiro
- Política Sâmia Bomfim: "Um Lira com hiper poderes não é bom para o governo Lula"
- Política Venezuela cancela agenda entre Lula e Maduro por questões de segurança
- Política Nos Estados Unidos, Bolsonaro segue sem citação
A prisão de Lula ocorreu no dia 7 de abril de 2018, após o ex-presidente se entregar à Polícia Federal (PF) no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e durou até 8 de novembro de 2019, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter derrubado a prisão de condenados após a segunda instância.
Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, falou em “avançar um vínculo mais profundo” com o Brasil, apontou “carinho” por Lula e caracterizou-o de “líder regional e estadista”.
“A Argentina sempre estará ao seu lado e não permitirá que um delirante ponha em perigo as instituições brasileiras. Não vamos permitir que nenhum fascista se aposse da soberania popular”, disse.
“Você tem um amigo incondicional em mim”, concluiu o líder argentino.
Futebol
Em tom de brincadeira, Lula também falou sobre futebol, citando o jogador argentino Lionel Messi. “Pela primeira vez, torci para que a Argentina fosse campeã do mundo porque eu achava que o Messi não poderia terminar a carreira dele sem ser campeão do mundo. Foi, tá bom, chega. Agora ter que ser a vez do Brasil”, riu.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.