O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta segunda-feira (23/1) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. O encontro ocorrerá às 16h, em Buenos Aires, na Argentina, onde o chefe do Executivo faz a primeira viagem internacional do novo governo.
Segundo a agenda oficial, Lula, que participa agora pela manhã da tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín, terá logo mais uma reunião com o presidente argentino Alberto Fernández, além de um encontro com empresários e cumprimentos às representantes das Mães e Avós da Praça de Maio. Em seguida, se reunirá com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as relações diplomáticas foram cortadas com o país.
Saiba Mais
- Política Ex-presidente Dilma pode ser nomeada para cargo no exterior
- Política Cartão corporativo de Bolsonaro: motociatas custavam, em média, R$ 100 mil
- Política Morte de yanomami: garimpo é principal causa da crise e governo Bolsonaro foi omisso, diz ministra da Saúde
- Política A pedido da PGR, Moraes manda abrir mais três inquéritos sobre atos golpistas
À noite, Lula e Fernández assistirão a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner. Amanhã (24), o chefe do Executivo brasileiro participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires. Na data, há ainda a possibilidade de outras reuniões bilaterais, incluindo o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.
Integram a comitiva presidencial os ministros Paulo Pimenta (chefe da Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (chefe da Secretaria Geral), Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.
Veja abaixo a previsão da agenda do presidente Lula para hoje:
10h30: Oferenda Floral na Plaza San Martín
11h00: Reunião com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
12h15: Cerimônia de assinatura de atos na Casa Rosada, Buenos Aires
12h40: Declaração à imprensa na Casa Rosada, Buenos Aires
13h15: Almoço de trabalho oferecido pelo Presidente da República Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada, Buenos Aires
15h00: Cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina
Casa Rosada – Museu do Bicentenário
15h30: Cumprimentos às representantes das Mães e Avós da Praça de Maio, na Casa Rosada – Salão dos Cientistas
16h00: Encontro com o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, em Buenos Aires
19h15: Inauguração da Mostra Fotográfica Povos Originários – Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert, no Centro Cultural Kirchner
19h30: Apresentação musical em celebração à Irmandade Brasil-Argentina
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.