ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Golpistas atearam fogo próximo a gabinete do presidente em 8 de janeiro

Para que não fossem flagrados pelas câmeras, os arruaceiros furtaram as câmeras de segurança. No entanto, as imagens ficaram salvas no arquivo dos aparelhos

Correio Braziliense
postado em 18/01/2023 15:48 / atualizado em 18/01/2023 16:48
 (crédito:  Carl de Souza/AFP )
(crédito: Carl de Souza/AFP )

Um relatório foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ao Ministério da Cultura (Minc), na semana passada, com um panorama detalhado dos danos causados a bens arquitetônicos nas sedes dos Três Poderes e em seu entorno, em Brasília (DF), em 8 de janeiro. Segundo o governo, o documento servirá de base para nortear as próximas ações das instituições envolvidas, além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No documento, é relatado que os criminosos atearam fogo no terceiro andar do prédio. Lá está localizado o gabinete do presidente da República. 

O aposento se salvou da invasão dos bolsonaristas já que o local onde o chefe do Executivo trabalha é protegido por uma porta blindada. Porém, um grande carpete foi encontrado com marcas de incêndio próximo ao gabinete da Presidência. Veja o relatório aqui.  

Além da depredação do Planalto, os criminosos deixaram diversos estragos nas instalações do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os extremistas também depredaram o Museu da Cidade e o Espaço Lúcio Costa, cujas construções ficam na Praça dos Três Poderes.

Para que não fossem flagrados pelas câmeras, os arruaceiros furtaram as câmeras de segurança. No entanto, as imagens ficaram salvas no arquivo dos aparelhos. As cenas estão sendo usadas pela Polícia Federal para identificar os criminosos. 

Não há relatos de que o DVR (aparelho que armazena imagens) foi roubado. É por ele que a Polícia Federal vai identificar todo o bando, com o passar dos meses de investigação.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE