O Ministério da Defesa fez mais movimentações no quadro de militares. Edição extra do Diário Oficial da União desta terça-feira, 17, traz a exoneração, a partir de 28 de janeiro, do brigadeiro do ar Marcos Dias Marschall do cargo de chefe da subchefia de Planejamento e Controle do Estado-Maior do Comando-Geral de Apoio.
A mesma edição traz também a exoneração, a partir de 20 de janeiro, do brigadeiro do ar Cesar Augusto O'Donnell Alvan do cargo de chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. Os dois brigadeiros serão transferidos, a pedido, para a reserva remunerada do Comando da Aeronáutica.
Já o Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18, publicou a exoneração de mais 14 integrantes das Forças Armadas, que estavam atuando no Gabinete de Segurança Institucional. O GSI é responsável pela segurança do presidente e vice-presidente e também do Palácio do Planalto e das residências oficiais.
O afastamento desses militares ocorre num contexto de "perda de confiança" em parte dos militares assumida publicamente pelo presidente Lula. "Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade", admitiu Lula ao Estadão, quando questionado sobre se sentia ameaçado. Até o fim desta semana, Lula terá encontro com os comandantes das Três Forças. Na conversa deverá falar dos atos de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília e voltar a insistir que as Forças Armadas não devem ser partidarizadas, como ocorreu na gestão de Jair Bolsonaro. Saiba mais aqui.
Saiba Mais
- Mundo Menina de 12 anos morre fazendo 'desafio do apagão' no Tiktok
- Mundo Ucrânia: ministro morto denunciou supostos crimes de guerra cometidos por Moscou
- Mundo BBC se desculpa por 'gemidão do zap' durante transmissão de futebol na TV
- Mundo O massacre de 4 gerações de família em 'ataque de cartel' na Califórnia
- Brasil Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 42 milhões
- Economia CNM orienta municípios a não cumprirem reajuste do magistério
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.