POVOS ORIGINÁRIOS

Indígenas são assassinados a caminho de fazenda no sul da Bahia

O crime aconteceu na cidade de Itabela e é investigado pela Polícia Civil. Após o assassinato, os indígenas fizeram uma manifestação na BR-101

Correio Braziliense
postado em 18/01/2023 11:03 / atualizado em 19/01/2023 17:57
 (crédito: Reprodução/Instagram - @ mupoiba)
(crédito: Reprodução/Instagram - @ mupoiba)

Dois indígenas foram mortos a tiros na noite desta terça-feira (17/1), na BR-101, em trecho da cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia. As vítimas foram identificadas como Nawir Brito de Jesus, 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25.

Segundo a polícia, os jovens foram atingidos pelos tiros na altura do km 787, às 17h, quando se deslocavam de um povoado vizinho para uma das fazendas ocupadas no processo de retomada feita por um grupo dos povos Pataxós, na região do extremo sul do estado.

À polícia, testemunhas disseram que os disparos foram feitos pelas costas das vítimas, por homens em uma motocicleta. Os autores dos disparos ainda não foram identificados.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mupoiba (@mupoiba)

Os assassinatos causaram indignação no grupo, que fez uma manifestação na BR-101, que ficou interditada por cerca de três horas, entre 19h e 22h. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre o crime não podem ser divulgados no momento, para não interferir na investigação.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE