Forças Armadas

Lula e ministro da Defesa tiveram encontro reservado e fora da agenda oficial

Informação foi dada ao Correio por fontes próximas ao presidente Lula. Forças Armadas vivem momento delicado dentro do novo governo, por suposta "lotação de militares bolsonaristas"

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 17/01/2023 18:37 / atualizado em 17/01/2023 20:48
 (crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)
(crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Defesa, José Múcio, se encontraram nesta segunda-feira (16/1), no Palácio do Planalto, em Brasília. A agenda aconteceu horas antes de o petista retirar cerca de 40 militares de funções alocadas no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), na manhã desta terça-feira (17). A agenda não constava nos compromissos presidenciais de ontem.

A informação foi dada ao Correio por fontes próximas a Lula. As Forças Armadas vivem um momento delicado dentro do novo governo, por suposta “lotação de militares bolsonaristas” nas três instituições que a compõem: Aeronáutica, Marinha e, sobretudo, Exército, este responsável pela segurança presidencial, seja via GSI, seja com patrulhamento ostensivo de apoio à guarda do petista, ou em espaços onde o presidente esteja, como Planalto, Alvorada e Granja do Torto.

Na semana passada, Lula subiu o tom de desconfiança a militares em café-da-manhã com jornalistas ao sugerir, por exemplo, que a entrada de extremistas no Planalto no 8 de janeiro foi facilitada pelas Forças Armadas. Na tarde desta terça-feira, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), disse a jornalistas que tenta uma agenda entre Lula e Múcio, que, ainda não é certeza, poderia se consolidar até sexta-feira (20).

O ministro, apesar de pressionado, negou que o encontro a ser agendado tenha relação com uma suposta crise entre Planalto e Defesa e argumentou ter relação a investimentos nas Forças Armadas, que o gestor também afirma ter sido a razão do almoço, hoje, entre ele, Múcio e os comandantes da Aeronáutica, Marinha e Exército.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE